Next Generation 112 é um novo sistema que poderá ser utilizado pelo atendimento de chamadas para o 112, para conseguir aceder à localização exata e socorrer mais rapidamente quem liga a pedir ajuda.
Desde 2020, existe o Simplex+, que funciona através de mensagem que envia as coordenadas geográficas para os profissionais. Este sistema não tem uma grande taxa de eficácia, visto que as coordenadas apenas funcionavam em metade das chamadas, o que causa dificuldades no momento de socorrer as pessoas que ligaram a pedir ajuda.
A nova tecnologia, Next Generation 112, será implementada no sistema de chamadas de emergência, pelo Ministério da Administração Interna, com vista a alcançar uma melhor taxa de rapidez no que toca ao socorro das vítimas. Este projeto foi iniciado em 2023 e tem prevê-se que esteja concluído para 2025.
O telemóvel usado para a chamada de emergência será o principal fator no sucesso de localização da chamada, visto que é necessário ter acesso à internet e sensor de GPS. A capacidade de sinal é mais um ponto a ter em conta.