Zara tem quatro anos e tornou-se a pessoa mais nova do mundo a subir ao Monte Evereste sem ajuda. A menina alcançou o ponto mais alto do mundo no dia 7 deste mês e tirou foto com o irmão, que partilhou nas redes sociais, para recordar o feito.
Zara é natural da República Checa, mas cresceu em condições difíceis numa zona rural da Malásia. Começou a caminhar quando ainda usava fraldas e todos os dias caminhava cinco a dez quilómetros em zonas de inclinação de 300 e 600 metros. Em 2023 fez mais de 2 200 quilómetros na selva como preparação para subir ao ponto mais alto do mundo.
“As condições e o clima são de inverno, com temperaturas bem abaixo de zero. No acampamento base, no dia 1 de janeiro, a temperatura era de -20ºC a -25ºC. Não houve problemas durante a viagem, a aclimatação foi muito superior à média, e a pequena Zara, graças à sua muito boa forma física, superou até centenas de outros trekkers, que, aliás, iniciaram a subida de forma esmagadora desde o aeroporto em Lukla.”, descreveu o irmão de Zara.
Antes dela, o recorde pertencia a um menino indiano de cinco anos.
Ver esta publicação no Instagram