O último relatório da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), de 2022, revelou que o mundo bebeu menos três milhões de hectolitros de vinho, mas os portugueses beberam mais 500 mil. Portugal reforçou, mais uma vez, a liderança no ranking de mais consumo de vinho per capita do mundo.
Em média, cada português consumiu cerca de 67,5 litros de vinho o ano passado e o aumento em contradição com a tendência mundial é explicada pelo aumento do turismo no país. O aumento do turismo aumentou a produção de vinho e o consumo dos turistas aumentou estatisticamente o consumo dos portugueses.
O abrandamento do consumo de vinho no mundo pode justificar-se pela guerra na Ucrânia, pela inflação e pelas falhas na cadeia de abastecimento global, assim como o agravamento da Covid 19 na China.
Segundo Manuel Cardoso, subdirector-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, estratificou os consumidores de álcool como: os mais velhos, acima dos 40 anos, bebem mais vinho, os jovens adultos bebem maioritariamente cerveja e os adolescentes preferem bebidas espirituosas.