O Japão voltou a bater o recorde de centenários e conta com mais de 92 mil pessoas com 100 anos ou mais. O país divulgou esta segunda-feira os dados governamentais sobre a população no dia do Respeito pelos Idosos.
Os dados indicam que pela primeira vez na história do país, 10% da população tem 80 anos ou mais, isto representa mais de 12 milhões de pessoas, e que 29% da população tem 65 ou mais anos, 0,1% a mais do que no anterior. O Ministério da Saúde, do Trabalho e da Segurança Social informou ainda que 88% dos centenários no país são mulheres.
Desde que estes dados começaram a ser recolhidos em 1963 que se tem registado um aumento significativo na longevidade da população japonesa, à qual os especialistas atribuem o desenvolvimento tecnológico e da saúde. Neste momento o país tem cerca 73 centenários por cada 100 mil habitantes.
A pessoa viva mais idosa do Japão é uma mulher de 116 anos chamada Fusa Tatsumi, que vive na província de Osaka. A pessoa viva mais velha do mundo é uma mulher espanhola que é dois meses mais velha que Tatsumi.