O Reino Unido é o primeiro país da Europa a permitir a carne feita em laboratório. A primeira tentativa será a semelhança à carne de frango, na qual serão usadas células do ovo da galinha, para obter o resultado. Por agora só será produzida em comida para animais.
A Agência de Saúde Animal e Vegetal e o Departamento do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido aprovou um produto novo da marca Meatly, que se parece com frango.
Como explica o jornal inglês, The Guardian, esta carne sintética e produzida em laboratório é conseguida através da extração de células do ovo da galinha, ao qual se adicionam aminoácidos e vitaminas. A textura é pastosa e parecida com um patê.
A empresa responsável pela criação pretende lançar os primeiros produtos para animais ainda este ano.
No futuro, tentará produzir em massa, conseguindo uma redução dos custos, através da adição de vegetais ao produto.
Esta iniciativa é uma forma sustentável de produzir alimento, tendo em conta que a indústria alimentar animal é muito poluente.
Em relação à carne criada em laboratório para consumo humano, o Reino unido ainda não deu luz verde, mas no entanto, os EUA, Singapura e Israel já o fizeram.