A utilização de headphones e auriculares com volumes elevados durante um longo período de tempo e em contexto de videojogos pode provocar perda permanente de audição ou zumbidos, segundo um estudo da Universidade da Carolina do Sul e da Organização Mundial de Saúde.
Os investigadores concluíram que os sons dos videojogos estão frequentemente no limite ou acime do limite do considerado seguro para a audição e juntando esta variável ao tempo que os jogadores passam a jogar por semana.
Um adulto pode estar exposto a níveis de som de 83dB durante 20 horas por semana, mas se o nível subir para 86dB, o tempo de exposição reduz para 10 horas por semana. No caso das crianças a sensibilidade é maior, a 83dB o tempo recomendado é de 6 horas e meia e se o som subir para 86dB o tempo reduz para 3 horas.
O estudo concluiu que “as limitadas evidências disponíveis sugerem que os videojogos podem ser uma fonte comum de audição insegura, o que poderia colocar muitos indivíduos em todo o mundo em risco de perda auditiva permanente e/ou zumbido”.