A região Norte regista já dois surtos de Legionella e a Administração Regional de Saúde (ARS) Norte informou, em comunicado citado pela SIC Notícias, que um infetado faleceu em Matosinhos. A vítima seria um idoso do Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) em Matosinhos, no Porto, foco do segundo surto da doença na região.
“Desde o início do mês de novembro foram identificados dois clusters de Doença dos Legionários na região Norte. No concelho de Caminha foi identificado um cluster com 7 casos confirmados até à data” e “no concelho de Matosinhos foi identificado outro cluster, com provável origem ambiental num Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), tendo sido confirmados, até à data, dois casos, registando-se um óbito”, pode ler-se no comunicado da ARS.
O período de incubação da doença pode ser até 14 dias e a infeção pode ser transmitida por via aérea, através da inalação de aerossóis. Os sintomas mais comuns são febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia.