Investigadores descobrem existência de uma caverna na lua, por sua vez, ideal para abrigar humanos numa futura base lunar. Segundo dados publicados na revista cientifica Nature Astronomy, o local conta com uma dimensão de 150 metros de profundidade, 45 metros de largura e 80 metros de comprimento, tendo um tamanho equivalente a 14 campos de ténis.
O acesso à caverna é feito pela superfície.
A origem da caverna terá sido através de um poço de lava, que situa-se a 400 quilómetros de onde os astronautas da Missão Apollo 11 pisou a lua pela primeira vez na década de 60.
Um dos investigadores, Lorenzo Bruzzone, da Universidade de Trento, em Itália, citado pelo jornal The Guardian, indica que a caverna pode servir como um “abrigo natural” contra as “condições adversas do ambiente lunar”.
No futuro próximo, os astronautas poderiam abrigar-se da radiação solar, dos raios cósmicos e do impacto de pequenos meteoros.
Até à atualidade, já foram descobertas cerca de 200 cavernas, sendo que esta referida anteriormente é a única capaz de albergar os astronautas por dias e com acesso através da superfície.
A acrescentar, a caverna poderá ter água congelada no seu interior, que para o investigador Lorenzo Bruzzone, é um ponto a favor para o sucesso das missões futuras.
Para permitir a entrada e saída da caverna, tendo em conta a sua profundidade, será necessário construir um elevador, para que seja possível, nos próximos anos, fazer os humanos regressar à lua.