O cão português Bobi, que faleceu em 2023, conquistou o título de cão mais velho do mundo pelo Guinness Worlds Records no ano passado, mas agora a edição retirou-lhe o título temporariamente durante uma investigação devido a dúvidas sobre a verdadeira idade do animal.
Bobi conquistou o título aos 30 anos e 268 dias, sendo que a esperança média de vida de um rafeiro alentejano é de 12 a 14 anos. Apesar do seu nascimento em 1992 ter sido confirmado pela base de dados de animais de estimação do Governo português e pelo Sindicato Nacional dos Veterinários, a comunidade internacional levantou algumas dúvidas que levaram à investigação.
As dúvidas estabeleceram-se quando uma foto do Bobi durante a juventude foi divulgada, onde o animal aparenta ter patas brancas, sendo que nas últimas fotos do cão antes da sua morte as patas era castanhas.
Uma fonte oficial do Guinness confirmou a investigação ao canal Sky News: Enquanto a nossa análise está a decorrer decidimos suspender temporariamente os recordes de ‘cão mais velho ainda vivo’ e ‘cão mais velho de sempre’ – só até todas as nossas investigações estarem tratadas”.