Vários vídeos do rio Nilo publicados nas redes sociais estão a apelar ao mundo que “acorde” e testemunha a primeira praga escrita na Bíblia. No entanto, segundo o Live Science, este fenómeno “pode ser causado pela proliferação de algas vermelhas”.
No livro sagrado da religião católica, Moisés alerta para as dez pragas do Egito, sendo que a primeira é precisamente a transformação das águas do Nilo em sangue, matando todos os peixes e plantações nas margens.
Este fenómeno surge, porém, “quando determinadas condições permitem que um tipo de algas microscópicas se reproduza em grande número, levando a que as águas em que vivem pareçam ficar tingidas de um vermelho sangrento”, segundo a Live Science, citada pelo Observador.
Esta proliferação das algas pode ser tóxica, uma vez que estas algas contêm uma toxina que pode envenenar os seres que habitam e se alimentam da vida biológica naquelas águas. Os vapores libertados pelas águas podem ser maus para os humanos, “causando problemas respiratórios nas pessoas que vivem nas proximidades”.
@jayrscottyy the nile river in egypt red and euphrates river is dried up…. WAKE UP WORLD 🤲🏼 #bible ♬ Jacob and the Stone – Emile Mosseri