Para além da Ponte Vasco da Gama e da Ponte 25 de Abril, vai haver agora uma nova travessia sobre o Tejo, conforme anunciou o Governo, esta terça-feira. Esta ponte, que vai ligar Chelas ao Barreiro será rodoviária e ferroviária.
De acordo com o Executivo, a nova ponte vem “resolver constrangimentos de capacidade da infraestrutura ferroviária nas ligações a sul” (entre Lisboa e Alentejo e Algarve), com uma redução de cerca de 30 minutos fase aos percursos atuais e permitirá uma maior frequência dos serviços.
Ainda de acordo com o Governo, esta ponte “reduz o tempo de percurso no eixo Lisboa-Barreiro em 10 minutos e no eixo Lisboa-Setúbal em 30 minutos, e permite ainda o reforço da oferta ferroviária suburbana (Linhas de Cintura, de Sintra e Eixo Norte/Sul). Finalmente, permite o tráfego ferroviário de mercadorias sem restrições”.
A nova ponte será também “essencial para as acessibilidades ao Novo Aeroporto de Lisboa, localizado no Campo de Tiro de Alcochete” e a “solução de uma ponte com linha férrea por baixo e estrada por cima soluciona diversos problemas”.
A Infraestruturas de Portugal foi mandatada pelo Governo para concluir os estudos relativatimente a esta terceira travessia sobre o Tejo.