Dez ativistas do movimento Climáximo bloquearam, esta quinta-feira de manhã, o acesso ao túnel do Marquês de Pombal em plena hora de ponta. A ação começou pelas 9h da manhã e bloqueou as quatro vias de um dos principais acessos à cidade de Lisboa.
Sete jovens do grupo sentaram-se na estrada em protesto pelas políticas governativas e empresas que ignoram os impactos ambientais. Os restantes membros do grupo penduraram-se no viaduto com um cartaz onde se lia “O Governo e empresas declararam guerra à sociedade e ao Planeta”.
O bloqueio durou cerca de vinte minutos e terminou após a chegada de três agente da PSP que, com a ajuda de alguns automobilistas, retiraram os jovens da estrada. Segundo a PSP, o trânsito já foi restabelecido.
Neste momento apoiantes do Climáximo estão na Av. Duarte Pacheco, em Lisboa, bloqueando o túnel do Marquês. No chão e suspensos no viaduto, apontam que “Após mais uma COP cujo acordo é o colapso, a sociedade não pode voltar à complacência da marcha rumo ao abismo. pic.twitter.com/5V8DxpO9Tg
— Climáximo ⌛️🌍 (@ClimaximoPT) December 14, 2023