As operadoras de telecomunicações preparam-se para aumentar os preços já no próximo ano para acompanhar a inflação. As três principais operadoras – MEO, NOS e Vodafone – lançaram recentemente comunicados sobre a alteração dos preços.
Em novembro, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) pediu “contenção” às operadoras na atualização dos preços dos serviços tendo em conta o atual contexto económico e a previsão de aumento do custo de vida em 2024, mas, segundo o ECO, os aumentos já apresentados rondam os 4,6%.
A MEO anunciou em nota informativa que a subida vai dar-se “pelo valor mínimo contratualmente previsto de 50 cêntimos (com IVA)” e entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024. A NOS, por sua vez, revelou que “o preço dos serviços” será regulado de acordo com a inflação e incidirá sobre a as mensalidades e tarifas extra plafond, com entrada em vigor a partir de 1 de fevereiro do próximo ano.
A Vodafone anunciou que as novas atualizações nos preços serão publicadas no dia 15 de janeiro e informou que vai “atualizar o preço dos serviços de telecomunicações prestados aos seus clientes a partir de 1 de fevereiro de 2024″.
Vale a pena relembrar que em fevereiro deste ano as operadoras já tinham aumentado os preços dos serviços em 8%.