O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais, Sinttav, anunciou hoje em comunicado uma greve de sete dias dos trabalhadores da RTP a começar este sábado e prolongar-se até à próxima sexta-feira. Em causa estão a falta de progressão na carreira e a falta de aumentos dos salários.
Segundo o comunicado, o Sinttav já enviou “à administração da empresa, um pré-aviso de greve com a duração de sete dias, iniciando-se às 00:00 horas de dia 14 [sábado] e terminando às 23:59 de dia 20 de outubro”. “Esta greve surge após a decisão do Conselho de Administração da RTP, em fazer apenas 53 reenquadramentos profissionais (progressões de carreira) num universo de 1.800 trabalhadores, não proceder a qualquer aumento intercalar para combater a inflação, contrariando as indicações do próprio Governo, e recusar sequer negociar estas matérias com os sindicatos”, explicou o sindicato.
A greve prevê “afetar fortemente o serviço público de media” e continuará, segundo o Sinttav, “até que o Conselho de Administração se sente à mesa, disponível para negociar as matérias prioritárias para os trabalhadores da RTP”.