As cores já conhecidas dos semáforos são o encarnado, o verde, e o amarelo. Mas e se houvesse uma quarta cor? Será que faria a diferença?
Um estudo da Universidade da Califórnia do Norte revelou que isso poderá ser uma opção e até pode vir melhorar as condições de trânsito. A cor proposta é, branco, e serviria para reduzir as situações de engarrafamento e condicionamento do trânsito.
Os investigadores criaram simulações computacionais e descobriram que esta nova luz branca, destinada a veículos autónomos, ou seja, sem condutor, pode fazer a diferença no trânsito. Quando os semáforos ligarem a luz branca, os condutores saberão que devem seguir o carro da frente, que é um carro sem condutor, controlado pela inteligência artificial.
“A ideia é que os veículos autónomos coordenem o fluxo do trânsito de forma mais eficiente”, explicou Ali Hajbabaie, o líder do estudo, ao jornal britânico, Metro.
Para que seja possível pôr a ideia em prática, os veículos autónomos precisam de estar sempre em comunicação entre si e com os semáforos. Quando um número suficiente de veículos autónomos se aproximar de um cruzamento, a luz branca acende, possibilitando uma deslocação mais segura e fluida.
As simulações mostraram que, com apenas 10% de veículos autónomos a circular nas estradas, o tempo gasto em engarrafamentos pode diminuir em cerca de 3%.
Já, se 30% dos carros forem autónomos, essa redução pode chegar a 10%. E num futuro próximo, a maioria dos veículos serão autónomos e os atrasos nos cruzamentos poderiam diminuir em mais de 25%.