O caso aconteceu em 2022, quando a cadeia de supermercados, Mercadona, começou a vender ovos estrelados embalados a 90 cêntimos cada um. Apenas era necessário aquecer durante 30 segundos, e pareciam acabados de fritar, com a gema líquida.
Durante semanas, esse foi o assunto mais falado nas redes sociais. Esta segunda-feira, 8 de julho, um eslovaco indignado partilhou uma fotografia de um ovo frito, vendido numa embalagem de plástico, no supermercado Súper 6 Encarnación, no Paraguai.
Em poucas horas, todos reavivaram a memória e o assunto voltou a ser discutido em Espanha.
A pensar em quem não tem não tem jeito nem tempo para cozinhar, a cadeia espanhola começou a vender dois ovos estrelados, a 1,80€. As gemas estavam no ponto, era preciso aquecer por 30 segundos, e estava pronto a comer.
A sugestão pré-cozinhada, que parecia ser uma “ideia genial”, tinha tudo para ser um sucesso. Porém, que começaram a partilhar fotografias do produto nas redes sociais, começaram a chover críticas em relação ao excesso de plástico utilizado nas embalagens, sublinhando o impacto ambiental deste tipo de resíduos.
Outros criticaram a retalhista por estará a incentivar ao consumo de refeições pré-cozinhadas, que não é um hábito alimentar saudável.
Javier Yzuel, autor da ideia, justificou que “os tempos mudaram a uma velocidade impressionante. Há 10 ou 15 anos, cozinhava porque tinha disponibilidade para o fazer. Agora, raramente tenho oportunidade para isso”.
O espanhol de 47 anos, fundador da Innovation Foods 360, criou esta opção com o objetivo de adicionar uma alternativa às opções pré-cozinhadas já existentes no supermercado.
“É como uma tortilha de batata”, explicou. “Que, quer fazer, faz. Quem não tem tempo ou teve algum imprevisto, tem uma opção praticamente pronta à venda nos hipermercados. Apliquei o mesmo princípio aos ovos estrelados”.
Atualmente, a Innovation Foods 360 produz mais de 40 mil ovos estrelados diariamente sem qualquer tipo de aditivo ou conservante. “São cozinhados e ultracongelados enão representam qualquer risco para a saúde”, afirma.
Os ovos aguentam até 18 meses no congelador. O armazenamento é simples e facilita o trabalho na hora de cozinhar. “Para uma empresa de fast food, quem tem de dar resposta a centenas de pedidos por dia, fritar tantos ovos no momento não é possível”, explica Yzuel.
Até porque “não existe qualquer diferença entre um ovo congelado e os croquetes, lasanhas ou pizzas pré-cozinhadas que se descongelam e se aquecem em casa”, conclui Javier Yzuel.