Cristiano Ronaldo foi o atleta mais pesquisado do mundo no motor de pesquisa Google, nos últimos 25 anos, e António Costa e Papa Francisco lideram as pesquisas nacionais e internacionais em 2023. A tecnológica divulgou esta segunda-feira o resultado das maiores pesquisas deste ano.
Segundo comunicado da Google citado pela SIC Notícias, Ronaldo “foi o atleta mais pesquisado no Google nos últimos 25 anos globalmente, o que equivale a mais um título para a sua extensa lista de conquistas”. Ainda no desporto, em Portugal, a transferência milionária do jogador Enzo Fernández tornou-o no jogador mais popular este ano, a nível nacional.
“António Costa e o Papa Francisco lideram os nomes nacionais e internacionais mais pesquisados” deste ano, tendo em conta que “os portugueses interessaram-se com a vinda do Papa a Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, e com a demissão do ainda primeiro-ministro que culminou com a marcação de eleições para março de 2024”.
Na área da cultura, os filmes Barbie e Oppenheimer e a série portuguesa Rabo de Peixe foram os mais pesquisados em Portugal e na música é Pedro Mafama quem leva o troféu de artista mais pesquisado deste ano, graças à música “Preço Certo”.
“O Ano em Pesquisa da Google trata-se de um olhar anual para o ‘top’ de tendências na pesquisa do Google. Ao compilar o ano 2023 na pesquisa, analisamos a agregação de triliões de pesquisas ao longo do ano”. Tendo em conta que a tecnológica comemora os 25 anos, esta retrospetiva não será “apenas de 2023, mas sim do último quarto de século como forma de mostrar quais os temas, os momentos, as personalidades, e outros tópicos que foram os mais pesquisados na Google a nível mundial”.