Vendas Novas é a nova localização em estudo para o novo aeroporto de Lisboa e, segundo a SIC Notícias, é a opção mais viável. A zona que está a ser estudada por especialistas em ordenamento do território apuraram que entre as localizações à volta de Lisboa esta será a que acarreta menos impacto ambiental.
“O aeroporto aqui cumpre sete dos dez critérios da Comissão Técnica e Independente. Só não cumpre um: da proximidade média”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, citado pela SIC Notícias.
A zona estudada pela Comissão Técnica Independente começa na área de serviço de Vendas Novas e acaba na linha de caminho de ferro do Alentejo, onde ficaria o terminal do aeroporto. “Atualmente, essa ligação por comboio vai dos 35/40 minutos, mas o projeto 20/30 aponta que esta ligação fique resolvida em menos de 30 minutos” afirmou Mário Ferreira, presidente da União de Freguesias de Pegões, sobre o já planeado investimento na com apoio de fundos europeus.
Para além dos impactos ambientais e da proximidade com a linha ferroviária do Alentejo, vale a pena salientar que o oleoduto Sines-Aveiras encontra-se a meia-dúzia de quilómetros do futuro terminal e está preparado para abastecer os aviões.