O “rebentamento de dois depósitos de vinho” da Destilaria Levira, em Anadia, no distrito de Aveiro, na manhã de domingo, dia 10, levou a uma inundação de vinha pelas ruas da terra. Os Bombeiros Voluntários de Anadia foram chamados por volta das 10h30 para evitar que o álcool chegasse ao rio Cértima e provocasse um desastre ambiental.
A destilaria já se pronunciou, pediu desculpa e responsabilizou-se financeiramente pelos danos causados, em via pública e espaços privados. Numa publicação feita na rede social Facebook, a empresa afirmou: “as causas do incidente estão a ser apuradas pelas entidades competentes. Assumimos total responsabilidade pelos custos associados à limpeza e reparação dos danos, tendo equipas disponíveis para o fazer de imediato. Estamos empenhados em resolver esta situação o mais rapidamente possível”.
Segundo avança o Jornal de Notícias, o vinho foi desviado para uma estação de tratamento de águas residuais, mantendo o rio a salvo de contaminação. Citado pelo JN, Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, afirmou: “A nossa maior preocupação foi que o vinho não fosse para o rio Cértima e provocasse um desastre ambiental. Segundo o nosso coordenador da Proteção Civil, essa monitorização está a ser feita e o problema ambiental está a ser evitado.”