Investigadores sul-coreanos da Universidade de Yonsei, Seul, afirmam ter desenvolvido uma nova forma de criar carne em laboratório, contendo o mesmo sabor que carne de origem animal. O aspeto desta inovação para já, de nada se assemelha com um bife, mas no futuro, poderá revolucionar a forma como cozinhamos.
A carne criada em laboratório, não é uma novidade. Temos vindo a observar várias notícias que apresentam a popularização deste alimento, oferecendo uma alternativa não animal de forma a reduzir o impacto ambiental causado pela agropecuária.
Os investigadores publicaram o seu trabalho na revista Nature Communications, na terça-feira, garantindo ter criado carne em laboratório “com gosto a carne grelhada”.
Milae Lee, coatuora do artigo e estudante de doutoramento no Departamento de Enegenharia Química e Biomolecular da Universidade de Yonsei, explica à CNN Internacional que o “composto de sabor” é ativado quando cozinhado a 150 graus durante cinco minutos, deixando o gosto de carne.
Sendo esta carne de laboratório apenas um teste e imprópria para consumo, os investigadores utilizaram um nariz eletrónico que funciona como o sistema nasal humano para testar os aromas, e comparar com o da carne convencional.
No estudo, foram adicionados sabores salgados e aroma de carne.
Por enquanto, os investigadores não têm como objetivo comercializar a ideia, mas admitem haver possibilidade de testarem em substâncias comestíveis.