A costa da Galiza e das Astúrias, em Espanha, está em estado de emergência devido a uma “maré de plástico” que desaguou nas praias. As autoridades portuguesas já foram alertadas e estão a vigiar a situação, uma vez que se espera que as pequenas bolinhas de plástico cheguem à costa portuguesa na primavera.
“Neste momento as correntes dominantes são para norte. É provável que estas partículas cheguem a Portugal lá para a primavera, quando mudar a direção das correntes”, explicou o investigador Bordalo e Sá em declarações à Lusa.
O comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevičius, referiu numa publicação na rede social X que “as 25 toneladas de pellets de plástico derramadas na costa da Galiza ameaçam o ambiente e atividades económicas como a pesca” e acrescentou que já está a ser discutidas possíveis soluções.
Estas partículas de plástico viajam em contentores perdidos por um cargueiro ao largo da costa portuguesa e já chegaram a Espanha no formato de esferas brancas de cinco milímetros.
The 25 tons of plastic pellets that spilled on the Galician coast threaten the marine environment & economic activities like fishing.
Eager to discuss how we can assist best.
EU rules on pellet losses & international action are key to fight plastic pollution in the future. pic.twitter.com/xvePRUDb7x
— Virginijus Sinkevičius (@VSinkevicius) January 10, 2024