Vicente Pereira tem apenas 19 anos mas já conta com uma história de sucesso no mundo da natação adaptada, conquistando vários títulos com os quais muitos nadadores com síndrome de Down sonham. Atualmente, é o campeão e recordista mundial dos 100 e 50 metros livres, assim como dos 100 e 50 metros mariposa.
No passado mês de novembro, participou em duas provas internacionais – Down Syndrome Swimming Great Britain, em Londres, Inglaterra, e USA Down Syndrome Swimming and Athletes Without Limits, em Orlando, nos Estados Unidos – conquistando várias medalhas de ouro.
Em Inglaterra bateu três recordes mundiais e em Orlando oito, entre os quais nos 100 metros estilos, o que o pai de Vicente considerou “inédito numa competição de natação”, em entrevista à Nit.
Feitas as contas, em apenas duas semanas, Vicente bateu ao todo 11 recordes do mundo.
Em declarações à Nit, o jovem atleta confidencia que o seu maior sonho ainda está por concretizar, ir aos Jogos Paralímpicos. Apesar de admitir não ser fácil, Vicente garante que vai continuar a lutar, uma vez que não existe ainda uma categoria de síndrome de Down na competição.