Nesta segunda-feira, 9 de dezembro, o IRA – Intervenção e Resgate Animal recebeu uma denúncia sobre um cão em estado esquelético, possivelmente com um tumor, preso a uma corrente curta e pesada no pescoço, na Malveira.
A organização deslocou-se rapidamente ao local e confirmou a situação descrita na denúncia. Além do cão mencionado, encontraram outro animal acorrentado, visivelmente magro, sem acesso a água ou comida, e em evidente sofrimento.
De acordo com o IRA, a corrente de um dos cães representava aproximadamente metade do peso corporal do animal, causando-lhe extremo desconforto, dor e mal-estar.
A responsável pelos animais afirmou tê-los resgatado da rua e, no seu entendimento, acreditava estar a salvá-los, apesar de submetê-los a condições de grande sofrimento.
A GNR foi acionada para elaborar um auto por maus-tratos a animais de companhia, mas, devido à falta de meios, não compareceu no local.
Os animais foram recolhidos e encaminhados para um centro veterinário, ficando sob a guarda do IRA enquanto aguardam uma nova família.