Marina Machete, a primeira mulher transgénero a ser coroada Miss Portugal, já aterrou em El Salvador para a 72ª edição do concurso Miss Universo. A jovem de 28 anos publicou nas redes sociais a escolha para a categoria de trajes nacionais e o look foi inspirado na implantação da república e feito pela drag queen portuguesa Miss Velvet.
Marina foi coroada no mesmo dia da Implantação da República, há 113 anos, e foi essa a inspiração para o visual – um cartaz da implantação da república portuguesa. O look é composto por uma armadura branca na parte de cima, com apontamentos dourados, uma saia verde com uma esfera armilar na lateral e uma longa capa vermelha.
Nas redes sociais, Marina escreve: “O meu traje nacional foi inspirado num cartaz da implantação da república portuguesa, da década de 1910, que por coincidência foi o dia em que fui coroada, 113 anos depois no dia 5 de outubro, que simboliza a libertação da nação para uma nova era!”
André Rodrigues, o nome por trás da Miss Velvet, estudou design de moda e já trabalhou com vários nomes do ramo artístico, incluindo a cantora portuguesa Blaya, para além de desenhar os seus próprios visuais como drag queen. O look foi conseguido em duas semanas, intervalo de tempo entre a vitória em Portugal e a viagem para El Salvador.
Ver esta publicação no Instagram