Uma criança de apenas dois anos esteve desaparecida por mais de uma hora, no passado sábado, e foi encontrada numa vale em Jackson, no estado norte-americano do Michigan, graças ao uso de uma câmara térmica.
O alerta do desaparecimento foi dado pelos pais, que disseram que o menino estava a ver televisão, cerca das 20h43 (hora local), quando desapareceu. Foi então mobilizada uma operação de busca com agentes no terreno, cães pisteiros e um helicóptero com tecnologia de deteção térmica. Foi graças a essa tecnologia que a criança foi encontrada.
A tecnologia de deteção térmica permite identificar variações da temperatura corporal, mesmo em zonas de visibilidade reduzida.
A criança foi encontrada numa vala, usando apenas uma fralda, com sinais de hipotermia, mas consciente. Foi levada para o hospital, acabando por ter alta.
O caso tornou-se viral nos Estados Unidos da América, tanto pelo desfecho feliz como pela eficácia da tecnologia utilizada durante o salvamento, que permitiu aos agentes resolver o caso rapidamente.