A DECO Proteste lançou um alerta aos consumidores sobre as fraudes durante as campanhas de promoção da Black Friday e da Cyber Monday, que acontecem nos dias 24 e 27 deste mês. Para ajudar os consumidores, a organização lançou um dispositivo que permite avaliar se o novo preço do produto é um bom negócio ou não, avaliando os preços do mesmo produto nos últimos tempos.
“O consumidor deve estar atento e pensar bem antes de tomar uma decisão de compra. Em alguns casos, os preços estiveram mais baixos na mesma loja apenas alguns dias antes de as campanhas começarem. Além disso, algumas das lojas online visitadas a 2 de novembro, durante as campanhas de pré-Black Friday, estavam a utilizar uma forma de comunicação comparativa que não está em conformidade com o que a lei prevê nas vendas com redução de preço”, pode ler-se no site da organização de consumidores de Portugal.
Para combater as fraudes, foi lançada uma plataforma que funciona como um comparador de preços. “Basta pesquisar o nome da loja e do produto, ou, mais simples ainda, inserir na caixa ‘Pesquisa pelo URL’ o link completo do produto tal como surge na loja online”. O resultado vem no formato de um semáforo, em que verde aconselha que é um bom negócio e vermelho alerta para o facto de o preço já ter estado mais baixo e desaconselha a compra do produto.
Pode aceder à plataforma de comparador de preços da DECO Proteste aqui.