O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai reunir esta quarta-feira com os oito partidos com assento parlamentar para discutir uma eventual dissolução do parlamento após a demissão do primeiro-ministro, esta terça-feira. O Presidente irá ainda reunir com o Conselho de Estado na quinta-feira, dia em que falará ao país.
O chefe de Estado irá receber os partidos no Palácio de Belém, entre as 11h e as 19h, por ordem crescente de representação parlamentar, sendo assim, Livre, PAN, BE, PCP, Iniciativa Liberal, Chega, PSD e PS. As reuniões com os partidos e com o Conselho de Estado estão presentes na Constituição na sequência de demissão do primeiro-ministro.
António Costa apresentou a demissão ao Presidente da República esta terça-feira após oito anos no cargo, depois de buscas no âmbito da investigação sobre os negócios de hidrogénio e lítio levarem a várias detenções no governo de Costa e o Ministério Público a abrir inquérito autónomo ao primeiro-ministro no Supremo Tribunal de Justiça.