Um turista alemão de 22 anos subiu à fonte de Neptuno, na cidade italiana de Florença, na madrugada desta segunda-feira, para tirar uma fotografia e acabou por causar danos na estátua centenária que rondam os 5 mil euros. O indivíduo fugiu o local logo após o momento, mas, segundo avança o jornal italiano Il Tirreno, as câmaras de vigilância da cidade já permitiram a identificação do homem.
Os danos na estátua de 500 anos foram entretanto revelados: um pedaço de mármore da carruagem de Neptuno está partido e um casco de um dos cavalos também se encontra danificado.
Dário Nardella, autarca da cidade de Florença, partilhou imagens das câmaras de vigilância que capturaram o momento na rede social X (antigo Twitter), juntamente com uma descrição onde afirma que “não existe justificação para o vandalismo da herança cultural”.
Questo turista ha pensato bene di salire sul Nettuno per un selfie. Per fortuna nessun danno, il sistema di allarme ha funzionato. Grazie alle telecamere del Comune è stato individuato e pagherà una multa salata. Contro il vandalismo sui beni culturali non ci sono giustificazioni pic.twitter.com/QVvBNYaygI
— Dario Nardella (@DarioNardella) September 4, 2023