A terceira edição da Volta a Portugal Feminina foi apresentada esta quarta-feira e foi anunciado que a segunda tirada da competição vai partir de Torres Vedras. Este ano, a prova realiza-se de 13 a 17 de setembro.
O prólogo, antes da primeira etapa, começa dia 13, num total de 5,3 quilómetros, em Lisboa.
A primeira etapa, dia 14, vai ser entre Loures e Vila Franca de Xira, num total de 85 quilómetros, com partida às 12h30 e chegada prevista para as 14h59.
A segunda tirada, dia 15, vai então ligar o Museu Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, ao Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha, num percurso de 100,4 quilómetros, entre as 12h30 e as 15h13.
A terceira etapa, dia 16, vai ser a mais longa, num total de 111,3 quilómetros, entre Aveiro – com partida às 13h – e Águeda – com chegada prevista às 16h21.
A quarta e derradeira tirada, dia 17, vai ser de 84,4 quilómetros, entre Murtosa – com partida às 13h – e Gondomar – com chegada prevista às 15h33-, local onde ficará definida a vencedora da terceira edição da com petição.
A 3ª Volta a Portugal Feminina vai contar com a participação 100 ciclistas, num total de 15 equipas, dez portuguesas e cinco espanholas. Esta será a maior edição já realizada, num total de cinco dias, numa aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo em aumentar a dimensão territorial da prova, com passagem por municípios ligados à história da competição e da modalidade.
Na Região Oeste, Torres Vedras e Caldas da Rainha são dois municípios com forte tradição no ciclismo, onde nasceram campeões como Joaquim Agostinho, João Almeida, entre outros, e onde ficam o Museu Joaquim Agostinho e o Museu do Ciclismo.