Esta segunda-feira foi marcada pela realização de testes em caso de catástrofes naturais em vários países, incluindo Portugal. Lisboa, Setúbal e Portimão foram as cidades escolhidas para testar as sirenes de situações de sismo e tsunami.
Apesar de ser teste, os exercícios foram realizados como de situação real se tratasse, com alerta de sirenes e altifalantes. O Algarve é a zona mais centrado nos projetos e estudos para novos e melhores planos de evacuação uma vez que é das regiões mais vulneráveis e mais afetados em caso de catástrofes deste género.
Na noite de sábado para domingo o Algarve registou um sismo de 3.4 na escala de Richter e espera-se que se registem novos abalos nos próximos dias. Tendo em conta os últimos abalos e o sismo em Marrocos, a região fará novo simulacro no dia 14.
O Sistema de Aviso e Alerta de #Tsunami no Estuário do Tejo foi apresentado esta manhã, 26 novembro, em #Lisboa, seguido de um exercício público de evacuação, com acionamento de sinal sonoro. pic.twitter.com/eY1GT6uibD
— Lisboa (@CamaraLisboa) November 26, 2022