O Palácio Nacional de Mafra vai receber pela primeira vez um casamento real que se realiza este sábado, pelas 15h, e ao qual toda a população foi convidada a assistir. A infanta Maria Francisca, 26 anos, filha de Duarte Pio de Bragança e Inês de Herédia, e o advogado Duarte de Sousa Araújo Martins, 31 anos, são os noivos desta cerimónia que espera trazer milhares de pessoas às ruas de Mafra.
Os noivos conheceram-se em 2019 numa festa de aniversário e estão juntos desde então. Ambos estudaram na Universidade Católica, ela em Comunicação Social e Cultural e ele em Direito, e ambos são apaixonados pelo voluntariado. O pedido de casamento foi feito em Timor, no cimo do monte Ramelau, onde subiram para ver o nascer do sol e depositar flores em honra de Nossa Senhora, e a 15 de dezembro do ano passado a Real Associação de Lisboa tornou público o noivado.
Passaram-se 28 anos desde o casamento dos pais e desta vez esperam-se 1200 convidados numa cerimónia privada na basílica do Palácio Nacional de Mafra, dois vestidos de noiva e dois bolos, um deles destinado à população. Sabe-se ainda que a noiva irá usar a tiara de 800 diamantes montados em ouro e prata que pertencia à rainha D. Amélia, madrinha de D. Duarte Pio, que foi também usada pela mãe da infanta no seu casamento.
Entre os convidados de destaque confirma-se a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tal como elementos das famílias reais do Luxemburgo, Liechtenstein e Bélgica e representantes da nobreza italiano e dos países do sul.
Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara de Mafra, afirmou, em entrevista à rádio Observador, que “Mafra está motivada para receber esta cerimónia”, tal como os “mafrenses, em geral, estão muito motivados para acompanhar [a cerimónia] quer pela rádio, quer pela televisão, quer localmente”. “Nós estamos a prever milhares de mafrenses e outros que venham de fora” afirmou o presidente que acrescentou ainda que serão colocados écrãs gigantes no exterior da basílica para que a população possa acompanhar a cerimónia privada no interior do palácio. A festa realizar-se-á depois em Sintra, para os convidados do casal.