A planta Muscari matritensis foi avistada pela primeira vez em Portugal em maio de 2022 pelo naturalista Fernando Pires, na Mata Nacional de Escaroupim, no distrito de Santarém. No início de 2023, Pires contactou o investigador João Farminhão e foi no âmbito de um expedição que se confirmou identificação da planta pela primeira vez no país.
Esta espécie de planta já tinha sido encontrada em Espanha e em França, mas foi no âmbito de um inventário de biodiversidade na Mata Nacional de Escaroupim, que Pires a fotografou pela primeira vez, publicando-a na plataforma de ciência cidadã ibérica Biodiversid Virtual.
Ao juntar-se numa expedição com o naturalista, João Farminhão, investigador do Jardim Botânico e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, pode anunciar que se tinha identificado “pela primeira vez, a Muscari matritensis em Portugal”, segundo conta ao jornal Público.
Esta espécie assemelha-se à planta jacinto-das-searas, com as suas flores em formato de candelabro invertido, que quando férteis apresentam uma cor bege e quando estéreis ficam roxas. Por enquanto a espécie só foi registada na Mata de Escaroupim, mas já tem um nome português: jacinto-dos-matos.