O antigo jornalista da CBC, Glenn Deir, realizou uma reportagem onde revela como o robô cirurgião Da Vinci salvou a sua vida ao realizar uma cirurgia de alto risco ao um tumor antes considerado inoperável.
O jornalista tinha um tumor inoperável nas amígdalas já com metástases na parte posterior da língua. Para remover o tumor seria necessária uma cirurgia de alto risco “que não tinha nenhum voluntário a fazer fila para tentar”, afirmou Deir.
O robô Da Vinci consegue chegar onde a mão humana não consegue e foi o elemento essencial do sucesso da cirurgia. “Foi mais complicado do que se previu. A radiação anterior enrijeceu a amígdala, o tumor na minha língua era do tamanho de uma cereja grande. Também teve que girar um músculo para fechar uma lacuna na minha garganta” revelou o jornalista.
O médico responsável pelo caso, o Dr. Martin Corsten, acrescentou ainda que em vez de várias incisões, o robô realizou o procedimento com apenas uma. O mesmo modelo deste robô já se encontra em operação em Portugal, tendo a sua estreia nacional no Hospital CUF Porto.