A European Best Destinations (EBD) traz novo ranking que mostra as “praias escondidas, enseadas secretas e praia que os locais não querem que conheça”, diz a Forbes.
Embora sejam raras, ainda existem praias que não enchem nos dias de calor, mas não são muito frequentadas ou porque são pouco conhecidas ou de difícil acesso, e em Portugal existem alguns exemplos desses.
“Nem sempre são de fácil acesso porque algumas estão localizadas em ilhas europeias. O que elas oferecem é tranquilidade inestimável, privacidade, beleza pura e águas cristalinas”, escreve a EBD. Na lista, estão presentes seis praias na Grécia, quatro na Espanha e três em Portugal. Uma das que são portuguesas está presente no top três das melhores praias secretas da Europa.
No sul do País, temos a Praia da Ponta Pequena, em Albufeira, Algarve. Possui um areal reduzido que fica imerso quase na rua totalidade, durante a maré alta. Para alcançar este pequeno paraíso pode seguir um pequeno trilho, mas recomenda-se chegar lá via mar. “Esta magnífica praia escondida numa gruta aberta abre-se para o mar com um arco de rochas douradas. Como fica quase totalmente imerso durante a maré alta, é obviamente mais seguro ir na maré baixa”, afirmou a Forbes.
Outra praia destacada na lista, e também situada no Algarve, entre Portimão e Alvor, é a praia de João D’Arens, considerada selvagem por ser tão difícil de acesso. Diz a alenda que o nome do local se deve a um pastor que terá vivido nas imediações.
“É acessível por um caminho ligeiramente íngreme, não adequado para visitantes com mobilidades reduzida ou carrinhos de passeio. Na maré baixa chega-se à segunda parte da praia localizada perto da Ponta João d’Arens”, sublinham. A forma mais fácil de chegar é estacionar no “Caminho da Praia” e caminhar 10 minutos.
Devido ao facto de ser uma praia isolada, é conhecida por ser frequentada por naturistas, mas isso não obrigatório despir-se, aconselha a EBD.
No último lugar da lista, encontra-se mais uma praia portuguesa, desta vez localizada em pleno Parque Natural da Arrábida. Por ser considerada quase selvagem , não existem estradas nem infraestruturas que permitam acesso ao pequeno areal de Alpertuche.
“Esta praia é realmente escondida, pequena, e irá proporcionar-lhe o máximo de privacidade. O percurso é magnífico, entre mar e serra num parque natural preservado, e a chegada a esta praia secreta é inesquecível”
Sendo pouco conhecida, começou por ser um lugar onde algumas pessoas iam a banhos ou faziam pesca à linha. Um destaque do lugar é a pequena casa em frente ao mar, um vestígio de outros tempos, quando grupos de amigos e famílias construíam casas clandestinas, de forma ilegal, para passar férias, segundo o site “Alma de Aventureiros”.