A empresa norte-americana Meta está a planear a criação de uma mensalidade para navegar nas redes sociais que detém, Facebook e Instagram, sem publicidade. A ideia está a ser projetada para os utilizadores europeus e o valor da mensalidade ronda os 10 ou 13 euros.
A ideia foi pensada para cumprir a legislação europeia sobre dados pessoais e publicidade direcionada. As informações foram reveladas esta terça-feira pelo Wall Street Journal, a Meta está a trabalhar em diversas fórmulas.
Os utilizadores que não consentem com a recolha de dados pessoais pela empresa manterão o acesso à plataforma mediante uma taxa: 10 euros para computadores e 13 euros para as aplicações no telemóvel, sendo que cada conta adiciona mais seis euros à fatura mensal.
A União Europeia tem vindo a criar medidas para combater a recolha de dados pessoais sem consentimento, através Regulamento Europeu de Proteção de Dados (GDPR), de 2016, e depois com o Regulamento dos Mercados Digitais (DMA), que entrou em vigor este verão.
A Meta tem assim até dia 6 de março de 2024 para cumprir estas novas obrigações.