Apesar do verão ainda não ter terminado, o melhor é preparar os casacos impermeáveis e os guarda-chuva porque a chuva, ventos fortes e trovoada vão manter-se no território nacional durante toda a semana.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a instabilidade do estado do tempo deve-se à depressão Franklin e a semana vai ficar marcada por “temperaturas amenas e com a ocorrência de precipitação sob a forma de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, com uma elevada incerteza nas quantidades e locais onde esta deverá ocorrer, mas que se deverão estender a todo o território”.
A presença de uma depressão em altitude formada sobre a Península Ibérica durante o fim de semana vai deslocar-se para oeste e interagir com a depressão pós-tropical Franklin, sobre o Atlântico, numa área entre os Açores e o território continental, criando “condições de instabilidade ao longo de toda a semana”.
Durante a semana, em Lisboa são esperados 27 graus de máxima e 20 de mínima, com períodos de chuva em todos os dias exceto quarta e quinta-feira. Já os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas e granizo, esta segunda e terça-feira.
A previsão do IPMA levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a apelar à população para tomar medidas preventivas, uma vez que as primeiras chuvas são propícias à “ocorrência de inundações urbanas, causadas por acumulação de águas fluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”.