O artista português Salvador Sobral revelou, no podcast de Pedro Teixeira da Mota, “Watch.tm”, que é intersexual e o seu corpo não produz testosterona, obrigando a tratamentos regulares na ordem dos 120€.
As condições de saúde do artista, nomeadamente os problemas cardíacos que sofreu antes do transplante de coração a que foi submetido, eram de conhecimento do público, mas Salvador revelou que tem outras condições e que não estão associadas ao coração.
À conversa com o jovem humorista num dos podcasts mais ouvidos em Portugal, o cantor de “Amar pelos Dois” confessou: “Eu sou intersexual porque não produzo a hormona que faz o meu género”. “Um dia senti que estava a transformar-me numa mulher, estava com dores nas mamas, a minha cara começou a ficar mais redonda e não tinha pelos em nenhum lado”, explicou Salvador que acrescentou que atualmente recebe injeções de testosterona de quatro em quatro meses e que os fármacos custam cerca de 120€.
Para além de ser intersexual, o cantor revelou ainda que tem uma terceira condição de saúde, não associada, mas não revelou pormenores: “Não posso falar, é mais delicada, é uma terceira condição que eu tenho. Eles [os médicos] não conseguem encontrar relação em nenhuma das três”.
As pessoas intersexuais nascem com características sexuais que não se encaixam nas noções binárias dos corpos dos seres humanos. Esta condição pode ser revelada logo ao nascimento ou manifestar-se mais tarde.