O relatório de Acompanhamento das Recomendações para o Uso de Smartphones nas Escolas revela que a restrição ao uso do telemóvel nas escolas teve efeitos positivos, como a redução de casos de bullying e confrontos físicos, e a um aumento de socialização entre os alunos.
Segundo a SIC Notícias, o estudo indica ainda que os estabelecimentos que seguiram as recomendações, verificaram uma maior recorrência às bibliotecas, bem como a prática de exercício físico.
Apesar das dificuldades reportadas pelos diretores sobre esta implementação, especialmente em escolas com vários níveis de ensino, o Governo vai avançar com a interdição da utilização total de telemóveis, aos 1º. e 2º. ciclos de ensino, a partir do próximo ano letivo.
A medida será aplicada tanto em escolas públicas, como privadas, sendo os detalhes sobre a sua implementação divulgados esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.