O jogador internacional Diogo Jota, de 28 anos, e o seu irmão André Silva, de 26, faleceram na madrugada desta quinta-feira na sequência de um despiste de automóvel em Zamora, Espanha.
De acordo com o jornal espanhol A Marca, o acidente ocorreu ao quilómetro 65 da A-52, em sentido a Benavente, nas imediações do município de Palacios de Sanabria. O veículo em que seguiam ficou completamente envolvido pelas chamas, que acabaram por se alastrar pela vegetação ao seu redor.
O alerta foi dado às 00h30 hora local (23:30h em Lisboa) e, segundo as autoridades espanholas, é indicado que o despiste poderá ter sido causado pelo rebentamento de um dos pneus durante uma ultrapassagem, fazendo que o mesmo saísse da via, desencadeando o incêndio.
Tanto o jogador do Liverpool como o irmão, jogador do Penafiel, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
O Presidente da República “lamenta profundamente a morte trágica e prematura” dos irmãos Diogo Jota e André Silva. Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o jogador “representou ao mais alto nível o futebol português”, e dá as suas ” mais sentidas condolências” à sua família, amigos e colegas de profissão.
Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol, lamenta a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, dizendo que a” FPF e todo o Futebol português estão completamente devastados”, e pediu um minuto de silêncio à UEFA antes da partida desta quinta-feira, entre a Seleção Nacional e a Seleção da Espanha, no Europeu feminino.
Luís Montenegro também reagiu através da plataforma X ao dizer que “A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo aos familiares as mais sentidas condolências. É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional.
A Liga Portugal utiliza a mesma plataforma para dizer que foi “Uma notícia devastadora e que deixa todo o universo do futebol de luto. Dois talentos portugueses que partem cedo demais. Neste momento de imensa dor, toda a Liga Portugal está profundamente consternada, associando-se à dor das famílias, amigos, clubes e de toda a comunidade desportiva, prestando sentida homenagem a dois atletas que dignificaram o futebol português dentro e fora de campo. Descansem em paz, Diogo e André.”
Cristiano Ronaldo, deixou uma mensagem no Instagram, afirmando que “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta.”
EM ATUALIZAÇÃO