Dois tubarões, com cerca de 2,5 metros, foram avistados no passado sábado, dia 27 de abril, junto ao Cais Palafítico do Nadadouro, no Braço da Barrosa (Lagoa de Óbidos). A informação foi avançada pelo Município das Caldas da Rainha, que pediu aos banhistas para evitarem nadar naquele local, no caso de os animais voltarem a aparecer.
A presença de tubarões, da espécie tintureira, nas águas portuguesas é comum, mas não naquela lagoa. De acordo com a câmara municipal, o percurso da Aberta (canal que liga a lagoa ao mar) até ao Braço da Barrosa “terá resultado, muito provavelmente, da atividade alimentar desta espécie, que envolve, sobretudo, a captura de peixes pequenos, chocos e lulas”.
Esta espécie não representa um perigo iminente para os seres humanos, mas a autarquia pede cuidado por se tratarem de “espécies frágeis e, na sua maioria, em risco de extinção”.
A câmara municipal daquela cidade pede ainda, citada pelo Jornal de Notícias, que os banhistas não persigam, encurralem ou maltratem as tintureiras porque “se sentirem ameaçadas, podem ter alterações comportamentais que envolvem risco para as pessoas”.