Com o começo da época balnear, a Autoridade Marítima Nacional divulgou o Edital de Praia 2025 que define um conjunto de restrições e multas, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos os banhistas.
É proibido ouvir música alta em colunas, jogar à bola ou raquetes (excepto em locais para o efeito, e, no caso de infração, a multa pode ir dos 30 aos 100 euros), acampar ou pernoitar na praia (multas de 30 a 100 euros), levar os cães (à exceção dos cães de assistência ou de certas praias que permitem o seu acesso, sendo que os donos devem apresentar trela e limpar os dejetos).
Está também interdito fazer fogueiras ou churrascos, praticar surf, kitesurf e windsurf na área dos banhistas (multas vão dos 55 aos 550 euros), deixar lixo na praia, e por fim, o estacionar qualquer tipo de veículo motorizado em zonas de dunas, praias e arribas (aqui a multa pode alcançar os 2500 euros).
Estas medidas pretendem promover um ambiente mais seguro, limpo e agradável para todos os que frequentam as praias portuguesas.