A França passou a proibir, a partir desta terça-feira, 1 de julho, o consumo de tabaco nas praias, parques, em frente às escolas, bibliotecas, paragens de autocarro, piscinas e outros espaços públicos. A medida tem como objetivo combater o tabagismo, reduzindo o risco de cancro e o impacto ambiental das beatas de cigarro.
De acordo com a SIC Notícias, esta medida não se aplica a esplanadas de cafés nem aos cigarros eletrónicos, e visa criar uma geração livre de tabaco. Segundo o Ministério da Saúde francês, o consumo de tabaco é responsável por cerca de 75 mil mortes por ano no país, o que equivale a 200 pessoas por dia.
Philippe Bergerot, presidente da Liga Contra o Cancro, declara que esta ação deve dar a entender aos jovens que fumar não é normal, e que se os mesmos deixarem de ver pessoas a fumar de forma regular, vão reduzir o consumo de tabaco ou não fumar de todo.
Assim, a França junta-se a mais países europeus como Portugal, Reino Unido e Suécia, que já tomaram medidas semelhantes para a redução do tabagismo.