Os agricultores portugueses estão esta quinta-feira em protesto, de norte a sul do país, reclamando a valorização do setor e condições justas, tal como tem acontecido por toda a Europa. O movimento teve início às 6h e as estradas A6 e A25 estão bloqueadas.
A iniciativa do Movimento Civil de Agricultores está a condicionar o trânsito na A6 na zona de Elvas, na fronteira do Caia, devido a uma marcha lenta de mais de 200 tratores. A A25 foi cortada nos dois sentidos, entre Leomil e Vilar Formoso, na Guarda.
Em Santarém estão concentrados cerca de 100 tratores a condicionar o trânsito na ponte da Chamusca e em Beja estão 45 tratores e quatro viaturas pesadas a condicionar a Estrada Nacional 260 entre Vila Verde e Ficalho.
O protesto acontece um dia depois de o Governo anunciar um pacote de mais de 400 milhões de euros, para mitigar o impacto provocado pela seca e reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
Parece que também começou em Portugal. Agricultores iniciam protesto e cortam a A25 com mais de 400 tractores. pic.twitter.com/u4XcSad0tz
— MisterMar (@XMisterMar) February 1, 2024