A Autoridade Nacional de Protecção Civil emitiu hoje um alerta para a população sobre o estado do tempo e as medidas a tomar para se precaver de qualquer ocorrência. A zona Oeste foi classificada como Estado Alerta Amarelo.

Esta alerta surge depois das informações dadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, onde é previsto que nas próximas 24h ocorram aguaceiros formes, acompanhados da queda de granizo, especialmente em todos os distritos do litoral. O Instituto aponta ainda para vento forte com rajadas que podem chegar aos 65 km/h e 8o km/h, podendo ocorrer fenómenos extremos, enquanto que a ondulação de sudoeste pode ir até aos 2,5m e aos 3m na costa ocidental, podendo ocorrer picos ate 5m.

Perante este cenário, a Protecção Civil recomenda que se garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, que se retirem objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao escoamento das águas, conduzir com bastante precaução evitando atravessar zonas inundadas e garantir a fixação de estruturas soltas