Foi hoje lançada pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, uma nova campanha de sensibilização para a exploração sexual de menores no Brasil durante o Mundial de futebol.

A campanha “Não desvie o olhar” está a ser apoiada por futebolistas brasileiros famosos, como Kaká e Juninho Pernambucano e dirige-se aos brasileiros e aos estrangeiros que assistem ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2014, a fim de chamar a atenção para o facto de a exploração sexual ser um crime.

 

A campanha internacional “Não desvie o olhar”, organizada pela Delegação da UE no Brasil, é realizada em mais de 15 países com a rede ECPAT (Erradicação da prostituição infantil, pornografia infantil e tráfico de crianças para fins sexuais). Os presidentes de câmara das 12 cidades anfitriãs do Mundial aderiram à campanha, com vista a melhorar a protecção das crianças e dos adolescentes durante o Mundial de Futebol de 2014 e outros grandes acontecimentos, como os Jogos Olímpicos de 2016, que também se realizam no Brasil.

Um projeto destinado a proteger as mulheres da violência em Paraíba (um Estado do sul de Natal) — ajudando-as a participar no processo de tomada de decisões e prestando formação em matéria de violência, género, raça e participação política. Entre as mulheres que participam no projeto figuram agricultoras, grupos indígenas e esposas dos agentes de recolha de resíduos reciclados da região.

(foto:RAPID)