“Trutas e Outros Verbos” vão ser musicados no último concerto da Temporada Darcos 2014, que se realizará no próximo dia 6 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Este concerto será interpretado pelo Ensemble Darcos, como é normal na Temporada Darcos, e contará com a participação da soprano Sónia Alcobaça, sendo que o diretor da mesma, Nuno Cõrte-Real, desempenhará o papel de recitante.

O programa deste concerto é o seguinte:

G. Mahler (1860-1911)
Quarteto com piano, em lá menor
para violino, viola, violoncelo e piano
N. Côrte-Real (1971-)
Noite Antiquíssima, op. 7
para recitante, soprano, violino e piano
pausa
F. Schubert (1797-1828)

Quinteto para piano e cordas em lá maior, “A Truta”, op. 114
I. Allegro Vivace
II. Andante
III. Scherzo
IV. Andantino
V. Allegro Giusto
Neste concerto o Ensemble Darcos será constituído por Gaël Rassaert (violino), Reyes Gallardo, (viola), Filipe Quaresma (violoncelo), Pedro Wallenstein (contrabaixo) e Hélder Marques (piano).
Recorde-se que a Temporada Darcos constitui-se como uma iniciativa singular no panorama artístico nacional, na qual se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência, e em que um grupo musical – o Ensemble Darcos – está durante determinados períodos em residência artística num equipamento cultural – no Teatro-Cine de Torres Vedras. De realçar que têm participado na Temporada Darcos cantores líricos portugueses de excelência, nomes de relevo do panorama musical nacional como comentadores, bem como atores, encenadores e videastas, para além de no decorrer da mesma já se terem estreado diversas obras musicais que terão seguramente no futuro um caráter histórico.

Os espetáculos desta temporada são quase todos interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, sendo na sua larga maioria no Teatro-Cine de Torres Vedras. Com uma formação-base, o Ensemble Darcos tem contado ao longo da referida temporada com a colaboração de músicos e agrupamentos musicais de reconhecido valor oriundos de diversos países.
O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto “Trutas e Outros Verbos” é de 5€.