“Escolha. Mude. Combine.” é o tema em 2015 da Semana Europeia da Mobilidade, à qual, como acontece desde 2004, a Câmara Municipal de Torres Vedras aderiu. Com esta temática pretende-se incentivar os cidadãos a refletirem sobre a variedade de meios de transportes à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si.
O programa da 14.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro) no concelho de Torres Vedras é o seguinte:
Até 26/9 | 9.º Concurso “Pensar a minha Rua”
Com este concurso pretende-se que os habitantes do concelho de Torres Vedras apresentem soluções de melhoria para a rua onde vivem e/ou trabalham. O respetivo regulamento está acessível no site da Câmara Municipal de Torres Vedras. As propostas podem ser apresentadas pelo e-mail: mobilidade@cm-tvedras.pt; ou diretamente no Balcão de Relações Públicas do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.
16 a 18/9 |Atividade “CEA vai à Escola“
O Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras dinamizará atividades nas escolas, de sensibilização para a multimodalidade (combinação de transportes para chegar à escola/trabalho).
16/9 | 21h | Torres Vedras Night Run | Concentração: Praça da República
Nesta atividade que se realiza semanalmente à quarta-feira em Torres Vedras a partir da Praça da República, é proporcionado, durante uma hora, caminhadas e corridas. Antes da partida é feito um aquecimento em grupo e à chegada exercícios de alongamentos. Os percursos não estão marcados, sendo orientados por guias devidamente identificados, que os abrem e fecham. A atividade é inclusiva, ou seja, tem por objetivo que todas as pessoas cheguem ao final, em grupo, favorecendo-se assim a prática informal e descontraída de atividade física, a aquisição de hábitos de vida saudáveis e a dinamização do centro de Torres Vedras com a passagem por vários locais emblemáticos desta cidade. A participação é aberta a toda a população, não requer inscrição prévia, sendo apenas necessário, como requisitos, a boa disposição, o gosto pela prática de atividade física e o espírito de grupo e entreajuda.
19/9 | Divulgação de mapa com os lugares de estacionamento destinados a portadores de deficiência, na cidade de Torres Vedras
20/9 | Passeio Pedestre Um Fraco pelos Fortes, em simultâneo com a 10ª Maratona ATV55
À semelhança dos anos anteriores, o Município de Torres Vedras apoiará a realização da Maratona ATV 55 e do passeio pedestre Um Fraco pelos Fortes, organizados pelo Académico de Torres Vedras.
21/9 | Autocarro + Agostinha = Escola
Disponibilização de Agostinhas junto ao Terminal Rodoviário de Torres Vedras, para os alunos que vêm de autocarro se deslocarem até à sua escola (multimodalidade entre diferentes transportes).
22/9 | Dia Europeu Sem Carros
8h-19h | Alterações de trânsito na zona central de Torres Vedras
– na Praça 25 de abril, no arruamento entre o Convento e o Jardim da Graça: corte geral do trânsito automóvel, sendo permitida a circulação apenas a veículos de emergência e de polícia e a transportes públicos;
– na Praça 25 de abril, no arruamento entre o jardim e os edifícios a poente e o norte da mesma: corte geral do trânsito automóvel, sendo apenas permitida a circulação de veículos de emergência e de polícia bem como de táxis e o acesso a garagens de moradores, mantendo-se a saída atual dos táxis;
– na Rua António Batalha Reis, no arruamento entre a Rua Dr. Carlos França e a Praça 25 de abril: corte geral do trânsito automóvel, sendo apenas permitida a circulação de veículos de emergência e de polícia bem como de transportes públicos e o acesso a garagens de moradores e espaços reservados, mantendo-se a saída atual dos táxis junto ao hotel Stay;
– na Rua Brigadeiro Neves Costa: inversão do sentido do trânsito automóvel.
No âmbito do programa de atividades do Município de Torres Vedras relativo à Semana Europeia da Mobilidade, refira-se ainda duas medidas permanentes adotadas: ponte dedicada ao modo pedonal e ciclável sobre o Rio Sizandro, ligando a zona sul, à zona norte da cidade de Torres Vedras, através de Modos Suaves de Transporte; e para a gestão da mobilidade, elaboração do Plano Municipal de Transportes para o Município de Torres Vedras.