No âmbito da iniciativa “Professor do Ano – Torres Vedras 2014/15” foi eleito o segundo “Professor do Mês” do concelho de Torres Vedras.

Após análise das candidaturas recebidas, o júri da mesma nomeou João Carlos Campos Chamiça, professor na Escola Básica de A dos Cunhados, como “Professor do Mês” de novembro.

A candidatura deste docente foi apresentada por um grupo de pais que o destacaram pelo seu dinamismo, empreendedorismo e profissionalismo. Na sua entrevista ao Jornal Badaladas, João Chamiça, não obstante o sonho de ser astronauta, carateriza como indiscritível a “sensação de ver/ouvir/sentir uma criança começar a ler”. Como professor, percorreu vários concelhos, mas considera que Torres Vedras é aquele que mais aposta na Educação e que este tipo de iniciativa [Professor do Ano – Torres Vedras], que o fez sentir-se valorizado e estimado, permitirá “transformar e educar pelos exemplos, pelas boas energias e boas práticas (…), transformar a sociedade”.

Dinamizada em parceria com o jornal Badaladas, a empresa Servimicro e a Papelaria União, a iniciativa “Professor do Ano – Torres Vedras 2014/15” visa, recorde-se, reconhecer o mérito e prestigiar o papel do professor enquanto figura fundamental na sociedade portuguesa. Com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas de sucesso, é intenção deste concurso premiar os docentes do ensino pré-escolar ao secundário, do ensino público ao privado, a lecionar este ano letivo no concelho de Torres Vedras, que se destacam pela contribuição dada para a qualidade da educação neste território e pelo seu valor enquanto pedagogos e dinamizadores da comunidade.

A apresentação da candidatura a esta iniciativa é efetuada mensalmente e, para participar na mesma, basta que a candidatura seja submetida por três proponentes da comunidade educativa (colegas docentes, alunos, encarregados de educação ou outros elementos) que indiquem um professor que consideram exemplar e inspirador. O candidato tem apenas de aceitar por escrito a nomeação no formulário respetivo, disponível no Portal da Educação de Torres Vedras (acessível em: www.educacaotorresvedras.com). Após preenchimento do formulário de candidatura, os proponentes só terão que enviá-lo, em conjunto com uma apresentação ilustrativa dos motivos que a fundamentam, para: professordoanotvedras@gmail.com. Todas as informações sobre o concurso “Professor do Ano – Torres Vedras 2014/15” estão disponíveis no referido portal.