A experiência da deficiência foi proporcionada pela Câmara Municipal de Torres Vedras num dia de “Torres Vedras para Todos”.

Nesse dia, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), técnicos e decisores políticos municipais, membros do executivo municipal, da Freguesia de S. Pedro, Santa Maria e Matacães, cidadãos com mobilidade condicionada, utentes da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras e utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual foram convidados a fazer a experiência da deficiência visual e motora, realizando um percurso em cadeiras de roda, bengalas brancas, canadianas e com vendas, entre o Museu Municipal Leonel Trindade e o Atelier dos Brinquedos.

 

Neste último local houve ainda lugar a uma partilha de experiências entre os participantes no passeio.

De referir que o primeiro momento desta atividade realizara-se no âmbito da III Semana da Visão, tendo no mesmo participado público escolar, utentes do referido gabinete e técnicos da área de Urbanismo da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Dois dias mais tarde, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, teve lugar a habitual festa da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras que assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Atuações musicais e de dança, ações de atividade física, artesanato e tasquinhas fizeram parte desse evento solidário que contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e cujas receitas reverteram para o alargamento do Lar Residencial daquela associação.