Torres Vedras foi premiada na área do Social com o Projecto ‘Todos à Escola’- gratuito, facultativo e acessível a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo da rede pública de ensino do concelho.

Esta iniciativa, realizada pelo Instituto de Tecnologia Comportamental voltou a convidar os municípios a apresentarem projectos que se destaquem nas áreas do Social/Sociedade, Ambiente e Tecnologia.

O projecto teve uma adesão superior a 98% dos alunos e foi pensado para proporcionar experiências sociais e pessoais distintas das vividas durante as aulas, mas ao mesmo tempo servindo de complemento de forma a tornar a escola mais atractiva. O projecto dura durante todo o ano escolar e conta com aulas de râguebi, inglês, teatro, empreendedorismo, golfe, música, natação, surf ou andebol, conjugando assim o domínio de uma língua estrangeira e ao mesmo tempo fazendo uma adaptação ao meio aquático para todos os alunos aproveitando a longa extensão de costa do concelho.

‘Todos à Escola’ acabou por ser fruto de parcerias realizadas com vários meios disponíveis no conselho como escolas de golfe e surf, mas também de próprios cidadãos do concelho que praticaram modalidades, neste caso râguebi e andebol, que serviram de inspiração para os mais novos. Este projecto contribuiu também para que professores que estavam no desemprego pudessem ter a oportunidade de voltar à vida profissional activa e também para a contratação de assistentes operacionais, através de parcerias estabelecidas com as diversas juntas de freguesia do concelho.

O Projecto ‘Todos à Escola’ consegue assim utilizar os meios disponíveis dentro do concelhio para potenciar as capacidades escolares das crianças mas também proporciona oportunidades de emprego para os cidadãos do concelho.